Quando os cientistas encontram um crânio, uma mandíbula ou um pedaço de osso de algum animal pré-histórico, pode apostar: vem novidade por aí.
Afinal, um simples dente, por exemplo, pode ser a chave para um mundo completamente diferente do que vivemos hoje. A partir desse achado, o cientista inicia estudos e, com sorte, chega à conclusão de que encontrou restos de um animal que nenhum outro pesquisador sabia que existia.
Para mostrar como era esse bicho quando vivo ou mesmo como era o seu esqueleto, o profissional precisa, muitas vezes, suar a camisa e contar com o auxílio de um artista especial, que se dedica a construir modelos de espécies antigas, como os dinossauros, ou retratá-los no papel em desenhos realistas.
Chamados de paleoartistas ( paleo = antigo), esses profissionais reproduzem as descobertas feitas durante escavações conduzidas pelos pesquisadores. Lançando mão de formas de arte tão diferentes quanto escultura ou ilustração, eles revelam como eram as espécies fisicamente e, com isso, o ambiente em que elas viviam – se era árido, úmido etc – e, assim, revelar um pouco da história de um período passado.
Fonte:http://chc.cienciahoje.uol.com.br/reconstruindo-a-pre-historia/
Nenhum comentário:
Postar um comentário