sexta-feira, 31 de maio de 2013

Fotografia em três dimensões?


Em alguns álbuns de figurinhas, há imagens metalizadas, com brilho geralmente verde ou vermelho, nas quais vemos figuras em três dimensões. O segredo delas é a holografia! Você sabe como ela funciona?
Holografia nada mais é que uma técnica para gerar imagens em 3D – ela se parece com a fotografia, mas oferece ao observador uma noção de profundidade que as fotos não têm. Como na fotografia tradicional, a holografia também é registrada com a ajuda de um filme especial, que depois O físico José Joaquin Lunazzi, da Universidade Estadual de Campinas, especialista em holografia que usou a técnica até para fazer um retrato seu. Ele conta que a imagem tridimensional é formada a partir de feixes de luz laser jogados sobre o objeto que se deseja representar, com a ajuda de espelhos (veja a figura).
Um feixe de luz laser (1) é lançado em direção a um objeto. No meio do caminho (2), o feixe é dividido ao atravessar um espelho semitransparente. Parte da luz segue adiante, em direção ao objeto, enquanto outra parte é desviada em outra direção. A luz que chega ao objeto (3) é refletida em direção ao filme. A luz que não passou pelo objeto (4) também é refletida em direção ao filme, com a ajuda de um espelho. Quando esses dois feixes de luz se encontram (5), forma-se, por meio de um processo especial, a imagem no filme sensível à luz (Imagem adaptada de Wikimedia Commons)

Após ser registrada no filme, a imagem permanece ali, mesmo se o objeto original for retirado – mais ou menos como na fotografia tradicional, que usava filmes fotográficos dentro das câmeras. E com um detalhe curioso: ainda que a holografia seja cortada em dois, quatro ou mais pedaços, em cada um deles sempre aparece a imagem completa.
Além de produzir figurinhas incríveis, a holografia também toma outras formas nos laboratórios dos cientistas. Ela é capaz, por exemplo, de formar a imagem à frente do filme, flutuando no ar. Podemos passar a mão através do holograma sem encontrar qualquer resistência. Parece filme de ficção científica!
Holografia na era da informática
Já a holografia digital, desenvolvida com a ajuda de computadores, vem sendo pesquisada para projetar imagens a partir de medidas de um objeto ou de vídeos que representem esse objeto – pode até ser uma pessoa, que se move e tudo.
A holografia é algo como a união de várias fotografias de um mesmo objeto, tiradas de ângulos diferentes. Se o objeto representado for um dado, por exemplo, o holograma vai mostrar seus vários lados. Veja, por exemplo, na imagem acima, um holograma visto de ângulos diferentes (Foto: José Joaquín Lunazzi)

Depois de realizar cálculos complexos, o computador envia as informações a um aparelho especial, que projeta feixes de luz capazes de gravar um holograma e reproduzir o objeto. Incrível, não acha?

Fonte:http://chc.cienciahoje.uol.com.br/fotografia-em-tres-dimensoes/

Nenhum comentário:

Postar um comentário