Um ovo de galinha, tenho certeza de que você já viu. E um ovo de dinossauro? Bem, mesmo para os paleontólogos experientes, esta oportunidade é rara. Por isso, uma descoberta recente realizada no sul da China chamou a atenção dos cientistas: foram encontradas centenas de ossos de embriões e dinossauros recém-saídos dos ovos.
Com idade estimada entre 190 e 197 milhões de anos, os fósseis incluem pedaços de vértebras e outros ossos, além de fragmentos de cascas de ovos – as mais antigas já registradas. É difícil dizer exatamente a que espécie eles pertencem, mas tudo indica que são parte dos sauropodomorfos, grupo de dinossauros herbívoros e relativamente comuns na região.
Os cientistas sabem que se trata de embriões pelo tamanho pequeno dos restos fósseis – maxilares de apenas cinco milímetros, por exemplo – e também porque os ossos não estavam totalmente formados: na extremidade deles, os pesquisadores encontraram uma cartilagem calcificada, característica típica de animais muito jovens. Outra pista é que alguns fósseis apresentavam dentes ainda dentro do osso – ou seja, dentes que ainda não “tinham nascido”.
Pela análise dos pequenos ossos, os autores do estudo esperam conhecer melhor o desenvolvimento embrionário dos dinossauros. Eles já afirmam que o ritmo de crescimento do embrião dentro dos ovos devia ser bastante rápido.
Fonte:http://chc.cienciahoje.uol.com.br/bercario-de-dinossauros-2/
Nenhum comentário:
Postar um comentário