segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Baleias Jubarte


A bordo de um barco, pesquisadores observam a passagem das baleias-jubarte pelo litoral do Brasil. Imagina que trabalho gostoso de fazer!

Eles acompanham parte da viagem de baleias-jubarte que vêm lá da Antártica até as águas de Abrolhos, na Bahia, especialmente para acasalar e ter filhotes. Apesar de isso acontecer justamente durante o nosso inverno – o período que as baleias passam por aqui vai mais ou menos de julho a novembro –, os animais encontram no Brasil temperaturas bem amenas para quem está acostumado ao gelo e ao frio.

Se nascessem na Antártica, os filhotes enfrentariam águas com temperaturas de 2 a 4 graus Celsius, além de ondas grandes que dificultariam a subida à superfície para respirar. Já em Abrolhos, a temperatura da água fica em torno dos 25 graus e os recifes de corais dão abrigo contra de predadores e ondas.

Todos os anos, cerca de 11.400 baleias-jubarte visitam nossas águas, observadas de pertinho pelos barcos que carregam nossos curiosos pesquisadores.
Fonte:http://chc.cienciahoje.uol.com.br/passeio-em-alto-mar/

sábado, 18 de agosto de 2012

Rumo ao planeta vermelho


Quanto à ida de astronautas a Marte, saiba que ela ainda deve demorar um pouco. A Agência Espacial Europeia planeja que ela ocorra entre 2030 e 2035, enquanto a Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) aposta em 2037. Mas, antes disso, muitas pesquisas ainda precisam ser feitas. Isso porque novos motores para foguetes precisam ser desenvolvidos para tornar a viagem a Marte mais rápida e segura.
“Usando foguetes tradicionais, a viagem pode levar pelo menos seis meses até dois anos. A quantidade de combustível necessária apenas para chegar lá seria tão grande que corresponderia a grande parte do volume da nave. Problema que gera um círculo vicioso: quanto mais combustível a transportar, maior e mais pesada a nave, o que exige mais combustível”, explica Jaime. Enviar astronautas a Marte, porém, seria valioso para a evolução de pesquisas que investigam, por exemplo, se já houve vida no planeta. Daí a importância de solucionar essa questão!

sábado, 11 de agosto de 2012

Globo Terrestre



Astronomia

Astronomia, que etimologicamente significa "lei das estrelas", é uma  ciência que envolve a observação e a explicação de eventos que ocorrem fora da Terra e de sua atmosfera. Estuda as origens, evolução e propriedades físicas e químicas de todos os objetos que podem ser observados no céu (e estão além da Terra).
Fonte: http://pt.scribd.com/doc/6420321/O-Basico-Da-Astronomia


NASA resolve mistério de foto tirada por Curiosity em Marte

Desde segunda-feira (06/08/2012), a foto intrigava cientistas e entusiastas da astronomia e começava a ser motivo de especulações.
Todos se perguntavam sobre a pequena mancha, similar a uma nuvem de poeira, que apareceu no horizonte marciano em uma foto enviada pelo Curiosity logo após o pouso em Marte, às 05H31 GMT de segunda-feira (06/08/2012) (02h31, hora de Brasília).
Nesta sexta-feira (10/08/2012), durante entrevista coletiva celebrada no Laboratório de Propulsão a Jato (JPL, na sigla em inglês), da NASA em Pasadena (Califórnia, oeste), que controla a missão do Curiosity, um dos cientistas assegurou que a nuvem não era uma mancha na lente da câmera ou uma nuvem de poeira, como arriscaram alguns observadores.
Tratava-se, disse, do impacto no solo da "grua" que acabava de colocar o Curiosity em Marte.

Fonte:http://exame.abril.com.br/tecnologia/ciencia/noticias/nasa-resolve-misterio-de-foto-tirada-por-robo-curiosity-em-marte

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Viagem ao Céu (Monteiro LOBATO)


Quando as naves espaciais povoavam apenas a imaginação e a ambição dos cientistas, Monteiro Lobato, o valoroso escritor brasileiro, publica, em 1932, o livro Viagem ao Céu, em que Pedrinho, Narizinho e Emília fazem um passeio pelo planeta vermelho. Além desta, há outras aventuras envolvendo os personagens do Sítio, nesta obra. Depois de deixar tia Nastácia na Lua, cozinhando para São Jorge (que absurdo!), os meninos e a boneca seguem para Marte. Será que encontram vida? Acho que eles terão que se contentar com as descrições de Emília, pois, curiosamente, só ela consegue enxergar o que tem no planeta desconhecido. 

“Emília olhava como se estivesse vendo coisas e mais coisas. E assim esteve muito atenta e quietinha, imóvel atrás da pedra, até que afinal desembuchou” (LOBATO, 2007, p.59). 

(A obra, publicada originariamente em 1932, foi relançada pela Editora Globo em 2007).
Contribuição de Fernanda.


 

Primeiras fotos que a NASA libera de marte

O robô Curiosity, da Agência Espacial Americana (NASA), aterrissou em Marte. A chegada foi muito comemorada nos EUA. A missão do robô, que tem o tamanho de um pequeno automóvel e pesa uma tonelada, é investigar se alguma vez houve ou ainda pode haver vida no planeta vermelho.
Fonte:http://oglobo.globo.com/blogs/pagenotfound/posts/2012/08/08/as-incriveis-imagens-de-marte-que-nasa-nao-liberou-459282.asp
Primeiras fotos que a NASA libera:
 

NASA Lança Robo Curiosity Rumo a Marte - 26/11/2011


quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Micro-Olimpiadas (video)


Geologia


É a ciência que estuda a origem, a formação, a estrutura e a composição da crosta terrestre, além das alterações sofridas por ela no decorrer do tempo. O geólogo investiga a ação das forças naturais sobre o planeta e seus efeitos, como a erosão, a glaciação e a desertificação. Para isso, ele pesquisa e analisa fósseis e minerais e a topografia dos terrenos. Esse especialista classifica rochas ígneas, sedimentares e metamórficas, que ocorrem tanto na superfície terrestre quanto no subsolo e no fundo do mar. Também localiza e acompanha a exploração de jazidas de minério, depósitos subterrâneos de água e reservas de petróleo, carvão mineral e de gás natural. Faz parte de suas preocupações procurar evitar os danos que a exploração desses recursos possa causar ao meio ambiente. Esse profissional elabora relatórios de impacto ambiental e analisa o terreno antes da realização de grandes obras, como túneis, barragens, reservatórios, usinas, estradas, ferrovias, pontes e aterros.
(GUIA DO ESTUDANTE)

Pequenos cientistas-aquecimento global


Micro-Olimpiadas (texto)

“E a medalha de ouro na natação vai para a bactéria Rhodobacter sphaeroides, que atravessou a piscina microscópica em apenas 2,02 segundos!”

Calma, calma! Não tem nenhum microrganismo invadindo a piscina dos Jogos Olímpicos que estão acontecendo em Londres, na Inglaterra. Na verdade, a bactéria medalhista participou das Olimpíadas Microbianas, um evento criado pelo bioquímico Andrew Jermy, editor da revista científica Nature, para saber mais sobre as características dos microrganismos.
Fonte:http://chc.cienciahoje.uol.com.br/microolimpiadas/

Sedes...


Depois surgiram mais sedes e ficou assim:
*OLM (criado em 2011);
*MOL (criado em 2011);
*OLG (criado em 2011);
*OLAS (criado em 2012);
*OLE  (criado  em  2012).

No início...


No início, o nome do nosso clube era "O Laboratório", mas o 1° ano nos atacava por território e nos mudamos de sede. A antiga passou a se chamar MOL (Museu O Laboratório) e a nova OLM (O Laboratório Mirim).

Introdução

O OLM foi criado em 30/03/11,por Pedro Vaz Abreu Teixeira e João  Pedro  Gianoti  Alves.OLM significa O Laboratorio Mirim.